Desenvolvendo percepções por meio da fotografia: o mundo de adolescentes com necessidades especiais visto através das lentes

Autores

  • Walter Karwatzki

Palavras-chave:

Fotografia, Especiais, Inclusão, Jovens, Pertencimento.

Resumo

Este relato de experiência apresenta um projeto de extensão de inclusão que tem como campo de estudo a discriminação de adolescentes com necessidades específicas de educação. O objetivo dessa prática foi promover ações, via oficina de fotografia, que pudessem ampliar as possibilidades de inclusão e socialização de jovens em vulnerabilidade de exclusão social, vivendo o sentimento de pertencimento no dia a dia da sociedade. Assim, foi desenvolvido um projeto entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) de Porto Alegre e duas Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental, entre os anos de 2013 e 2014. O projeto foi desenvolvido com uma turma de doze alunos, seis de cada escola, e foi acompanhado por duas professoras. Resultaram do projeto duas exposições com as imagens feitas por eles ao longo do curso: uma no IFRS e outra no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), ambas com seleções por edital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

KARWATZKI, Walter. Desenvolvendo percepções por meio da fotografia: o mundo de adolescentes com necessidades especiais visto através das lentes. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 115–120, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/2611.. Acesso em: 21 dez. 2024.