Desenvolvendo percepções por meio da fotografia: o mundo de adolescentes com necessidades especiais visto através das lentes
Palavras-chave:
Fotografia, Especiais, Inclusão, Jovens, Pertencimento.Resumo
Este relato de experiência apresenta um projeto de extensão de inclusão que tem como campo de estudo a discriminação de adolescentes com necessidades específicas de educação. O objetivo dessa prática foi promover ações, via oficina de fotografia, que pudessem ampliar as possibilidades de inclusão e socialização de jovens em vulnerabilidade de exclusão social, vivendo o sentimento de pertencimento no dia a dia da sociedade. Assim, foi desenvolvido um projeto entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) de Porto Alegre e duas Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental, entre os anos de 2013 e 2014. O projeto foi desenvolvido com uma turma de doze alunos, seis de cada escola, e foi acompanhado por duas professoras. Resultaram do projeto duas exposições com as imagens feitas por eles ao longo do curso: uma no IFRS e outra no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), ambas com seleções por edital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.