Perspectivas na formação de professores de inglês como língua estrangeira

Autores

  • Rafaela Fetzner Drey Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS
  • Isabel Cristina Tedesco Selistre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS

Palavras-chave:

Formação, Professores, Inglês

Resumo

Atualmente, há uma crescente discussão acerca da importância do ensino de inglês como língua estrangeira na escola básica. No entanto, a realidade aponta que a qualidade do ensino de línguas estrangeiras, em especial no âmbito da escola pública, tem sido bastante precária, não conseguindo suprir as necessidades dos alunos para sua comunicação efetiva. Muitas vezes, relatos dos próprios estudantes mostram que eles acreditam aprender mais inglês através de jogos ou na Internet, do que na própria sala de aula. Outrossim, a voz de vários docentes da área também relata que o ensino é, de fato, deficitário, porque é resultado de uma formação falha (tanto inicial quanto continuada) para o trabalho com línguas estrangeiras.

Continue lendo...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Fetzner Drey, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS

Doutora em Linguística Aplicada, é professora de língua inglesa e formação de professores e coordenadora da Licenciatura em Letras Português/Inglês no IFRS Campus Osório.

Isabel Cristina Tedesco Selistre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS

Doutora em Letras, é professora de língua inglesa e formação de professores e coordenadora de Ensino Médio no IFRS Campus Osório.

Referências

GUIMARÃES, A.M.M. & KERSCH, D.F. Projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

GUIMARÃES, A.M.M. CAMPANI, D. DREY, R.F. Os gêneros de texto no dia a dia do Ensino Fundamental. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

LIGHTBOWN, P.; SPADA, N. How languages are learned. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press, 2000.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS