Perspectivas na formação de professores de inglês como língua estrangeira
Palavras-chave:
Formação, Professores, InglêsResumo
Atualmente, há uma crescente discussão acerca da importância do ensino de inglês como língua estrangeira na escola básica. No entanto, a realidade aponta que a qualidade do ensino de línguas estrangeiras, em especial no âmbito da escola pública, tem sido bastante precária, não conseguindo suprir as necessidades dos alunos para sua comunicação efetiva. Muitas vezes, relatos dos próprios estudantes mostram que eles acreditam aprender mais inglês através de jogos ou na Internet, do que na própria sala de aula. Outrossim, a voz de vários docentes da área também relata que o ensino é, de fato, deficitário, porque é resultado de uma formação falha (tanto inicial quanto continuada) para o trabalho com línguas estrangeiras.
Continue lendo...
Downloads
Referências
GUIMARÃES, A.M.M. & KERSCH, D.F. Projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
GUIMARÃES, A.M.M. CAMPANI, D. DREY, R.F. Os gêneros de texto no dia a dia do Ensino Fundamental. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
LIGHTBOWN, P.; SPADA, N. How languages are learned. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press, 2000.
SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.