Matemática Inclusiva para Deficientes Visuais

Autores

  • Melina Trentin Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS
  • Carla Fabiane Bonatto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS
  • Kelen Berra de Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS
  • Michelsch João da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS

Palavras-chave:

Matemática, Inclusiva, Deficientes visuais, Extensão

Resumo

Os Institutos Federais têm por finalidade a formação e a qualificação profissional de cidadãos e, neste sentido, o compromisso do IFRS com a sociedade é promover a formação de professores com uma visão interdisciplinar, crítica, ética, contextualizada e consciente dos novos paradigmas mundiais, atendendo a demanda social e instrumentalizando-os para a formação de cidadãos que compreendam o mundo em que vivem e dele participem. A Matemática é uma ciência da quantidade e do espaço, que envolve conceitos iniciais relacionados à necessidade de contar, calcular e medir. Mas sua relevância compreende muito mais, pois ela se faz relevante para diferentes áreas do conhecimento, utilizada em estudos tanto ligados às ciências da natureza, quanto às ciências sociais e está presente nas artes, na música, nos esportes, ao nosso redor.

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Biografia do Autor

  • Melina Trentin Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS
    Bolsista de extensão, licenciada em Matemática, IFRS - Campus Caxias do Sul.
  • Carla Fabiane Bonatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS
    Bolsista de extensão, licenciada em Matemática, IFRS - Campus Caxias do Sul.
  • Kelen Berra de Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS
    Docente no IFRS - Campus Caxias do Sul e Doutora em Engenharia Mecânica (UFR-GS).
  • Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS
    Docente no IFRS - Campus Caxias do Sul e Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS)

Referências

FERRONATO, Rubens. A construção de instrumento de inclusão no ensino da Matemática. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis – SC. 2002.

GIL, Marta (org.). Deficiência visual. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000. 80 p. (Cadernos da TV Escola). ISSN1518-4692. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000344.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2015.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

ROSA, Melina Trentin; BONATTO, Carla Fabiane; MELLO, Kelen Berra de; SILVA, Michelsch João da. Matemática Inclusiva para Deficientes Visuais. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 33–35, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1645.. Acesso em: 21 dez. 2024.