Proissionalização, Educação e Contextos Sociais: Relexões sobre Programa Mulheres Mil no Câmpus Ibirubá

Autores

  • Migacir Trindade Duarte Flores Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ibirubá, RS
  • Raquel Lorensini Alberti Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ibirubá, RS
  • Cláudia Regina Costa Pacheco Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ibirubá, RS

Resumo

Refletir sobre a educação signiica,antes de tudo, reletir sobre a forma de organização do trabalho humano pelo qual se faz essa educação. Neste
sentido, segundo Pasqualotto (2006), devemos primeiramente compreender que ela não se explica por si mesma, mas pelas transformações materiais que ocorrem na sociedade. A explicação do porque, do como e do que se ensina depende da época e do lugar em que ocorre o processo educativo. As
necessidades educativas são determinadas pelas relações que os indivíduos estabelecem entre si e com a natureza para produzirem a
sua existência.


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Biografia do Autor

Migacir Trindade Duarte Flores, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ibirubá, RS

Possui o Curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Sertão (1990), Licenciatura Plena em Agropecuária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1998), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), especialização em Processamento e Controle de Qualidade de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal de Lavras (2004) e mestrado em Ciências pela Escola Superior de Agricultura - USP (2009). Desempenhou atividades de Inseminação Artificial na CORLAC e de assistência técnica a produtores em Cooperativa. Atuou como Diretora de Administração e Planejamento na Escola Agrotécnica Federal de Sertão e no IFRS - Campus Ibirubá; atualmente é professora de ensino técnico e tecnológico na área de zootecnia e responde pela Direção-Geral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá.

Raquel Lorensini Alberti, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ibirubá, RS

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (1997), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1999), Especialização em Pensamento Político Brasileiro pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2003). Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2008). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá 

Cláudia Regina Costa Pacheco, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ibirubá, RS

Possui Graduação em Pedagogia - Habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Metodologia da Práxis Pedagógica do Ensino Médio e Superior pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2004), Especialização em Gestão Educacional (2009), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Atualmente é Professora EBTT do IFRS, cedida para o Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete. Foi bolsista Capes nos níveis de Mestrado e Doutorado. Foi contratada pela FATECIENS/COPERVES/UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, além de ter sido Professora da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Didática, Psicologia da Educação, Estágios e Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, didática, formação de professores, violência, autoritarismo e memórias. É membro do Grupo de Estudos em Políticas e Gestão Educacional (GEPGE/IFFARROUPILHA) e membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Memória e Memória - CLIO (UFSM).

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