Projeto de Extensão “Educação e Tradição: Lado a Lado pelo Rio Grande”
Resumo
A educação está inserida no âmbito da cultura, não se restringindo à escolarização. Nesse sentido, o tradicionalismo como movimento cultural organizado possui dimensões educacionais perceptíveis nas suas representações. O projeto de extensão “Educação e Tradição: Lado a Lado pelo Rio Grande”, coordenado pelo professor Celso Antonio Dors, surgiu a partir da paixão pelo tradicionalismo de muitos servidores do Câmpus Erechim, e tem como objetivo a promoção da cultura gaúcha através de ações que proporcionem um maior conhecimento sobre os costumes do povo gaúcho, tais como a dança, música, culinária e indumentária. O projeto tem como tema central valorizar a tradição gaúcha, buscando na instituição um espaço para preservá-la e vivenciá-la.
Curso de Danças Gaúchas
As danças gaúchas são uma das mais fortes características do nosso povo. É através da dança que o gaúcho se expressa e demonstra o amor por sua terra desde os tempos mais antigos, nos fandangos que atravessam séculos de história. Dentro desse contexto, o projeto de extensão “Educação e Tradição: Lado a Lado pelo Rio Grande” promoveu entre os dias 20 de julho e 06 de setembro de 2014 o Curso de Danças Gaúchas de Salão. O curso teve a participação de 30 casais entre servidores, alunos e comunidade externa.
No dia 06 de setembro foi realizado o jantar baile de formatura dos casais que participaram das aulas, ministradas pela servidora e integrante do projeto Monalise Marcante Meregalli e seu esposo Neomar Meregalli, onde abordaram os ritmos de danças gaúchas: vaneira, vaneirão, chote, bugio, valsa, rancheira, chamamé e milonga.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.