Ambientes virtuais de aprendizagem

um estudo de caso autoetnográfico comparativo entre o SIGAA e o MOODLE na Educação Profissional e Tecnológica do IFSC

Autores

  • Luciana Pereira da Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC Florianópolis
  • David Matos Milhomens Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC https://orcid.org/0000-0002-3168-4914
  • Magali Ines Pessini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC Florianópolis Continente
  • Sonia Maria Macedo Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro da Imperatriz
  • Michelsch João da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC Garopaba

DOI:

https://doi.org/10.35819/2vzt4t19

Resumo

A Pandemia Covid-19 proporcionou um salto significativo na aplicação da tecnologia como ferramenta na educação e ressignificou as formas de ensino com uma mudança estrutural que possivelmente persistirá no futuro da educação. A presente pesquisa teve como objetivo comparar dois cursos de pós-graduação dentro de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso com oferta na modalidade presencial e EAD (ensino a distância) por meio, respectivamente, da plataforma Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) e a plataforma MOODLE na utilização da prática docente do curso de pós-graduação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram: de finalidade aplicada, de objetivo exploratório e descritivo, com abordagem de pesquisa qualitativa, com coleta de informação bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. Os dados qualitativos foram coletados com instrumento de coleta de dados de roteiro autoetnográfico, cuja análise foi realizada em forma de autoetnografia. Na análise de dados e resultados obtidos foram verificadas dificuldades de utilização da plataforma, preferências por repositório de material e limitações da plataforma. Foi possível verificar a divergência entre a utilização da plataforma de aprendizagem por docentes que atuam no ensino presencial e a distância, bem como suas diferentes organizações de sala de aula que possibilitam facilidade ou dificuldade de aprendizagem por parte do discente.

Biografia do Autor

  • David Matos Milhomens, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

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Publicado

2025-01-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa