Avaliação Educacional concepções de alunos, professores e gestão pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/ahjp6z83

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar qualitativamente a conjuntura entre as percepções desses sujeitos sobre a avaliação e as questões educativas que a permeia, como os instrumentos avaliativos, formação docente nessa área e a retomada do que não foi aprendido. A coleta de dados se deu através da aplicação de três questionários abertos com os sujeitos, analisados à luz da perspectiva de Hoffmann, Luckesi e Perrenoud. Participaram da pesquisa 42 alunos, 8 professores e uma coordenadora escolar. Percebeu-se forte relação entre as percepções de avaliação para os pesquisados, que é vista, majoritariamente, como instrumento de mensuração da aprendizagem, ressaltando-se os dados quantitativos em detrimento dos qualitativos. De mais a mais, os resultados apontaram a necessidade de diversificar a prática avaliativa e explicitar aos estudantes as diversas formas que são avaliados, bem como a construção de uma nova imagem para a avaliação. Conclui-se com a necessidade de mudanças na Avaliação Educacional, visando melhores resultados de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Crateús

    Jonas Guimarães Paulo Neto é mestre em Ensino de Física pelo MNPEF pólo IFCE/UVA e professor EBTT no IFCE Crateús. Possui pós-graduação em Ensino de Física pelo Instituto Prominas e graduação em Licenciatura em Física pelo IFCE Sobral. Trabalha com pesquisas no âmbito da educação, com foco na formação de professores para a Educação Básica. Tem experiência como preceptor no Programa de Residência Pedagógica.

  • Maria Gleice Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

    Doutoranda em Formação de Professores PPGE/UECE; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1998). Atualmente professora no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará.

  • Diego Ximenes Macedo

    Possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2009), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2017). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Crateús). Atua principalmente nos seguintes temas: sistemas clássicos e quânticos dependentes do tempo, a desnaturação do DNA, sistemas cuja massa depende da posição e teoria da informação.

Downloads

Publicado

2025-01-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa