Experimentos virtuais de circuitos elétricos possibilidades para as aulas de Física no Ensino Médio

Autores

  • Gabriela Mikoaski Escola Estadual Básica Professor Mário Garcia
  • Augusto Garcia da Silva Escola Estadual Básica Prefeito Olegário Bernardes
  • Paulo Vinícius Rebeque IFPR - campus Jacarezinho

DOI:

https://doi.org/10.35819/tzc73086

Resumo

A presença de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em aulas de Física é uma realidade. Todavia, precisamos ter em mente que a simples utilização dessas ferramentas não é garantia de um ambiente de ensino e aprendizagem significativo, no qual incentiva os estudantes a participarem ativamente das aulas. Enquanto professores de Física, após delimitarmos o que iremos ensinar, circuitos elétricos – objetos do conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fica-nos o desafio de como iremos ensinar para favorecermos uma participação dinâmica e criativa dos estudantes e, consequentemente, proporcionar para eles uma aprendizagem relevante. No enfrentamento desse problema, propormos a utilização de experimentos virtuais sobre circuitos elétricos alinhados aos pressupostos da abordagem didática do ensino por investigação. Portanto, no presente artigo temos como objetivo apresentar o Tinkercad não apenas como uma ferramenta que permite a construção e a simulação de experimentos virtuais de circuitos elétricos, mas conectá-lo com as potencialidades de práticas pedagógicas investigativas. Em outras palavras, mostraremos ao longo deste texto algumas sugestões de atividades investigativas com o uso do Tinekercad, quais sejam: resistência equivalente, circuitos elétricos compostos por lâmpadas (e interruptores), associação de resistores (série, paralelo e mista) e resolução de questões do ENEM.

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Publicado

2025-01-06

Edição

Seção

Artigos