A diversificação das metodologias de ensino e aprendizagem de Física como elemento formador da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/zqgsan26

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada com nove licenciandos do curso de Licenciatura em Física do IFCE campus Crateús. O estudo teve como objetivo analisar a formação inicial desses futuros professores, pautada na diversificação dos recursos e metodologias de ensino e aprendizagem de Física, visando construir/fortalecer sua identidade docente. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um semestre letivo, durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Física. Foram realizadas atividades teóricas e práticas, incluindo discussões sobre fundamentos pedagógicos, utilização de experimentos, leitura e escrita, além do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Os resultados mostraram o engajamento dos licenciandos, que demonstraram conhecimento prévio sobre diversificação das aulas de Física, mas perceberam a importância das discussões fundamentadas em pesquisas acadêmicas. As atividades propostas permitiram que os licenciandos compreendessem a importância da linguagem na Física e das práticas de leitura e escrita. As considerações finais destacam a necessidade de uma formação docente pluralista, que abranja o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo contribui para a reflexão sobre a formação inicial de professores de Física e destaca a importância da diversificação dos recursos e metodologias no ensino dessa disciplina.

Biografia do Autor

  • Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Crateús

    Jonas Guimarães Paulo Neto é mestre em Ensino de Física pelo MNPEF pólo IFCE/UVA e professor EBTT no IFCE Crateús. Possui pós-graduação em Ensino de Física pelo Instituto Prominas e graduação em Licenciatura em Física pelo IFCE Sobral. Trabalha com pesquisas no âmbito da educação, com foco na formação de professores para a Educação Básica. Tem experiência como preceptor no Programa de Residência Pedagógica.

  • Diego Ximenes Macedo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús

    Doutor, Mestre e Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará. Professor EBTT no IFCE Crateús.

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Publicado

2025-01-06

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Artigos