A diversificação das metodologias de ensino e aprendizagem de Física como elemento formador da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/zqgsan26Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada com nove licenciandos do curso de Licenciatura em Física do IFCE campus Crateús. O estudo teve como objetivo analisar a formação inicial desses futuros professores, pautada na diversificação dos recursos e metodologias de ensino e aprendizagem de Física, visando construir/fortalecer sua identidade docente. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um semestre letivo, durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Física. Foram realizadas atividades teóricas e práticas, incluindo discussões sobre fundamentos pedagógicos, utilização de experimentos, leitura e escrita, além do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Os resultados mostraram o engajamento dos licenciandos, que demonstraram conhecimento prévio sobre diversificação das aulas de Física, mas perceberam a importância das discussões fundamentadas em pesquisas acadêmicas. As atividades propostas permitiram que os licenciandos compreendessem a importância da linguagem na Física e das práticas de leitura e escrita. As considerações finais destacam a necessidade de uma formação docente pluralista, que abranja o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo contribui para a reflexão sobre a formação inicial de professores de Física e destaca a importância da diversificação dos recursos e metodologias no ensino dessa disciplina.
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