Contribuições do lúdico no ensino - aprendizagem de Matemática: um estudo de caso Ensino Fundamental II na escola Creusa Dias Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.35819/qckf5852Resumo
O uso da ludicidade possibilita a visualização das operações e conceitos matemáticos a partir da utilização de material concreto, viabilizando o desenvolvimento do raciocínio lógico. A pesquisa terá como objetivo compreender a relação processo de ensino - aprendizagem da matemática com o lúdico, no âmbito da escola Creusa Dias Pessoa do ensino fundamental II. Para tanto, buscar-se–á especificamente: apresentar um panorama da disponibilidade de recursos lúdicos facilitadores da aprendizagem; compreender as formas de utilização desses materiais, discutindo a importância do estímulo do uso do raciocínio lógico na matemática durante o processo de ensino e aprendizagem na educação básica fundamental, criando habilidades para desenvolver a capacidade de lidar com informações que estimulem a sistematização e apropriação dos conceitos matemáticos, buscando nos jogos a ludicidade, e a partir daí, desenvolver um entendimento mais concreto das situações problemas vividas no dia-a-dia. O estudo será por meio de uma pesquisa bibliográfica e especializada em vários autores, com destaque para Smole et al (2007), Pires (2009), Almeida e Lins (2010). Espera-se dos resultados que existem uma grande variedade de opções de jogos lúdicos capazes de desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e despertar o interesse para a compreensão dos significados matemáticos ali representados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).