Promoção da saúde e higiene em berçário
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v6i2.3452Resumo
A Educação Infantil passa a ter respaldo legal e pedagógico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os espaços para essa fase etária, como os Centros de Desenvolvimento Infantil - CDIs, devem superar a dicotomia entre o cuidar e o educar, com propostas pedagógicas que busquem a formação integral da criança. Esse estudo, realizado em um Centro de Desenvolvimento Infantil de Gaspar (SC), buscou promover a conscientização das educadoras do berçário (crianças de 0 a 1 ano) sobre higiene e saúde. A pesquisa, um estudo de caso, se configurou como qualitativa, exploratória, realizada por meio de aplicação de questionários e observações. A maior parte dos respondentes avaliou como bom os aspectos de higiene no ambiente de trabalho. A formação inicial para trabalhar especificamente com bebês e a formação continuada para os cuidados com higiene e saúde não ocorreu com todos os envolvidos. Realizou-se uma roda de conversa, com participação de uma enfermeira e de uma médica, registrando os pontos mais significativos para o grupo e, posteriormente, elaborou-se uma proposta de cartilha informativa. Percebeu-se que a realização do projeto sensibilizou os educadores e equipe gestora para a importância da temática saúde e higiene em berçário. As ações em um CDI vão além do cuidar, o aspecto educativo deve ser priorizado, por meio de propostas pedagógicas sistematizadas e profissionais preparados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).