A influência da língua materna para a aprendizagem de língua estrangeira: ideologias linguísticas sobre o contato de línguas

Autores

  • Débora Medeiros da Rosa Aires Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Isabella Mozzillo Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.3257

Resumo

Desde uma perspectiva da língua em relação dinâmica com seus contextos de uso, a sala de aula de língua estrangeira configura-se como um ambiente de contato de línguas, no qual a(s) língua(s) materna dos aprendizes exerce influências sobre a aprendizagem, assim como outras línguas sobre as quais tiver conhecimento. A presença de outras línguas pode ser vista como um fator benéfico ou prejudicial para o desenvolvimento da nova língua, conforme as ideologias linguísticas dos participantes envolvidos no processo. Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de Mestrado que objetiva verificar as ideologias linguísticas implicadas na relação entre a língua portuguesa como língua materna e a língua espanhola como língua estrangeira, a partir da visão de estudantes do curso de Letras. Foi possível perceber a emergência de ideologias linguísticas variadas, ora valorizando os benefícios do contato entre as línguas, ora recomendando que as línguas devem desenvolver-se de forma separada para evitar a ocorrência de erros.

Biografia do Autor

  • Débora Medeiros da Rosa Aires, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Isabella Mozzillo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
    Professora do Centro de Letras e Comunicação (UFPel)

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional