A educação como ferramenta na prevenção e combate ao Cyberbullying

Autores

  • Denise Pires da Silva Instituto Federal Farroupilha- campus São Borja/RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i2.3200

Resumo

O avanço tecnológico e a popularização da internet revelam uma variação do bullying, o bullying virtual, (cyberbullying) que tem desafiado escola e sociedade, prejudicando o rendimento escolar e o bem-estar dos alunos. O presente trabalho trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa-ação realizada no segundo semestre de 2017, com professores e alunos de três turmas do 6º ano e uma do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Goulart da cidade de São Borja/ RS. A pesquisa constituiu-se em entrevista coletiva com os docentes e questionário estruturado online com os discentes. Os resultados revelaram que 30% dos alunos já foram vítimas de alguma ofensa virtual e 20% já se envolveram como agressores. Tais práticas ainda não são conhecidas por alguns professores, o que reforça a necessidade de abordar essa questão no âmbito escolar. Para orientação e prevenção a situações de cyberbullying foram realizadas peça teatral e palestra, criação de uma fanpage e o lançamento da campanha “#bullyingnadaave”, essas ações foram desenvolvidas em parceria com a Equipe de Estratégia de Saúde da Família “ESF 08”, instituição comprometida com o Programa Saúde na Escola.

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa