Estudo exploratório sobre aplicativos de realidade aumentada direcionados para a aprendizagem Matemática

Autores

  • Bruno Resende Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v6i1.3191

Resumo

O presente artigo busca proporcionar uma visão geral sobre o que se encontra de aplicativos disponíveis na plataforma Android para dispositivos móveis no âmbito da Realidade Aumentada (RA) cujo objetivo é contribuir para a aprendizagem matemática. Para isso, adota-se a pesquisa exploratória como procedimento metodológico no intuito de identificar os aplicativos presentes na loja virtual Google Play com enfoque na experiência e interação visual/espacial da tecnologia com matemática. Os resultados tornaram possível reconhecer que são poucos os aplicativos existentes que preocupam-se com os processos de aprendizagem matemática no campo da RA. Além disso, nota-se que os aplicativos encontrados não apresentam um número considerável de avaliações e comentários acerca de seu desempenho. Entretanto, compreende-se que persistir no desenvolvimento de aplicativos em RA explorando conteúdos matemáticos é aumentar as possibilidades de inovar no campo educacional matemático.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional