Inspeção de segurança aplicado à laboratórios de ensino e pesquisa

Autores

  • Karin Tallini IFRS - Campus Porto Alegre
  • Bárbara de Cássia Alexandre Baierle
  • Dyowanne Hiulei Schmitt

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i03.3014

Resumo

Os laboratórios de ensino são ambientes destinados à realização de atividades práticas e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão. O presente teve como objetivo a elaboração e aplicação de uma inspeção de segurança em dois laboratórios de ensino técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. A metodologia do trabalho foi baseada na elaboração e aplicação de um roteiro de inspeção de segurança que foi fundamentado em normas nacionais relacionadas à biossegurança de laboratórios. A elaboração dos questionários levou em consideração a avaliação dos agentes de risco biológico, químico, físico, ergonômico e de acidentes. Para melhor interpretação dos dados foram elaborados histogramas de frequência. Nos resultados pôde-se constatar que, quando feita a comparação entre os resultados das inspeções de segurança entre os laboratórios, muitos quesitos obtiveram frequência similares, enquanto os quesitos EPI, equipamentos, manuseio e descarte de resíduos, armazenamento de produtos e materiais obtiveram percentuais de frequência totalmente diferentes.

Biografia do Autor

Karin Tallini, IFRS - Campus Porto Alegre

Área de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais

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Publicado

2020-10-22