Avaliação da aprendizagem de tópicos de astronomia para o ensino médio conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i1.2530Resumo
O presente trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi a avaliação de tópicos de Astronomia para o Ensino Médio - EM, nas aulas destinadas às disciplinas de Física, Química e Matemática. O uso de situações do cotidiano estimula o interesse dos jovens na ciência e facilita o processo de ensino e aprendizagem, proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o ensino da Astronomia no EM. O ensino de tópicos relacionados à Astronomia tem por objetivo a formação de competências básicas para a construção do conhecimento relativo ao eixo temático “Terra e Universo”. Diversos artigos científicos apontam que esses conteúdos não são abordados em sala de aula e os estudantes estão concluindo o EM sem conhecimento de temas na área de Astronomia, obrigatórios de acordo com os PCN. Em virtude desta discrepância, este trabalho busca evidenciar a necessidade da introdução de tópicos de Astronomia no EM, utilizando uma abordagem interdisciplinar, em prol da redução das distorções entre o que é ensinado e a proposta dos PCN. Percebeu-se que muitos conceitos básicos de Astronomia não são abordados e apresentamos uma proposta para apresentação desses conteúdos de forma interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).