A formação docente no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química do IFRS - Campus Porto Alegre: desafios e perspectivas no contexto atual
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v6i2.2471Resumo
Este artigo apresenta uma breve retrospectiva acerca dos processos de criação e reformulação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química, que é ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre desde o segundo semestre de 2010. O atual Projeto Pedagógico do curso foi reformulado e aprovado no ano de 2016, sendo que a nova versão passou a vigorar em 2017/02. Tal reformulação buscou contemplar demandas específicas elencadas a partir da escuta do Colegiado de Curso, com base nas experiências realizadas até então, e também visando à adequação do Projeto Pedagógico às Diretrizes Nacionais para a Formação Docente, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e instituídas pela Resolução CNE/CP nº 02/2015. Diante disso, o relato apresenta uma síntese de tal processo, que se caracterizou por ampliar o enfoque de componentes curriculares do campo específico da química, assumindo as limitações de integração não alcançadas no projeto original e por demarcar a interlocução entre ensino, pesquisa extensão, articuladas com as redes de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).