Letramento digital de pessoas com necessidades específicas

Autores

  • Ciro Ferreira de Carvalho Júnior Universidade Salvador - UNIFACS
  • Kely Rejane Souza dos Anjos de Carvalho Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v6i1.2443

Resumo

Este artigo tem como escopo principal compartilhar reflexões a partir da compreensão da literatura sistematizada sobre as tecnologias na atual conjuntura social, e o quanto tal conhecimento pode ser capaz de impactar no processo ensino-aprendizagem de pessoas com necessidades específicas. Desta forma, apresentamos inicialmente uma metodologia bibliográfica a partir da contribuição de diferentes autores ligados ao uso da tecnologia, no sentido de promover um diálogo mais interdisciplinar. Como aporte teórico, procuramos mobilizar saberes de diferentes percepções do conhecimento humano, aplicados a temática deste artigo, com o intuito de verificarmos o mesmo objeto sob vários pontos de vista. Refletiremos a tecnologia como ferramenta necessária e indispensável para melhorar a inter-relação entre as pessoas, possibilitando maior inclusão e qualidade de vida. Desta forma, as ferramentas metodológicas são consideradas um mecanismo essencial para que esta inclusão, de fato ocorra.

Biografia do Autor

  • Ciro Ferreira de Carvalho Júnior, Universidade Salvador - UNIFACS
    Professor no Instituto Federal do Tocantins - IFTO na área de Informática com Ênfase em Redes de Computadores. Especialista em Redes de Computadores e Especialista em Educação Profissional, Mestrando em Sistemas e Computação na Universidade Salvador - UNIFACS.
  • Kely Rejane Souza dos Anjos de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Pedagoga em Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Mestranda em Educação na Universidade Federal do Tocantins - UFT.

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Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional