Dificuldades e desafios na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2383Resumo
Os técnicos de enfermagem compõem a maior categoria profissional da área de saúde no Brasil e, portanto, é fundamental que sejam bem qualificados, de forma a promover uma melhor assistência à população. Esse estudo teve como objetivo levantar, nas publicações científicas brasileiras compreendidas no período entre 2001 e 2016, as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em Enfermagem. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura com busca sistemática dos estudos realizada entre outubro e dezembro de 2016, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 20 publicações. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 15 anos (média de 1,33 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Foi possível levantar as principais dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a melhoria da educação técnica em enfermagem. Os resultados dessa revisão trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em Enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).