Projeto e execução de bancada para aulas práticas no laboratório do Curso Técnico em Edificações
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2221Resumo
O presente trabalho relata a descrição de etapas de um projeto arquitetônico realizado por alunos da modalidade Proeja, atendendo a demanda sugerida na Disciplina de Materiais e Técnicas Construtivas II, para a execução de uma bancada que atendesse as normas de acessibilidade e que tivesse dois pontos de água fria para a utilização em aulas. Através de estudos e dimensionamento, cada aluno elaborou uma proposta da bancada, e após a turma elegeu o projeto que seria executado, bem como as técnicas para a obra. Posteriormente foram realizadas pesquisas de mercado, contato com empresas da construção civil, e os cálculos para separação de materiais necessários para a execução. O desenho escolhido foi digitalizado no software AutoCad, exercitando saberes relacionados as disciplinas de informática do Curso. Também foram feitos estudos relacionados a materiais e técnicas construtivas que seriam empregadas na construção, observando a boa técnica, desde as etapas de impermeabilização, assentamento de tijolos cerâmicos, revestimentos argamassados e cerâmicos, concretagens e pintura. Foi definido que o revestimento seria de pedras para oportunizar a experiência com este tipo de material. A partir do relato de experiência destacamos a ação como estratégia de aprendizagem e principalmente como qualificação do ambiente pedagógico das aulas práticas.
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