Ensino-aprendizagem na área de biossegurança: Reflexões a partir da experiência da construção de layout de laboratório

Autores

  • Karin Tallini IFRS - Campus Porto Alegre
  • Liliane Madruga Prestes IFRS - Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2210

Resumo

Este trabalho apresenta uma breve reflexão acerca das experiências pedagógicas e estratégias de avaliação utilizadas no decorrer do componente curricular de Biossegurança I que integra a matriz curricular do curso Técnico em Biotecnologia do IFRS - Campus Porto Alegre, no 1º semestre letivo de 2015. O estudo envolveu a busca de estratégias de ensino-aprendizagem que contemplassem o processo de ensino aprendizagem de forma sistemática e interdisciplinar. Para tanto, foi utilizada como estratégia metodológica a produção de desenho de uma planta baixa do laboratório visando promover a articulação de conceitos básicos de biossegurança com o contexto no qual os alunos estão inseridos, bem como na sua vida profissional. A partir do relato da experiência pedagógica desenvolvida no âmbito da educação profissional, o estudo aponta subsídios para repensar as estratégias pedagógicas, no que tange aos processos de articulação entre teoria e prática, em particular, na área de biossegurança.

 

Biografia do Autor

  • Karin Tallini, IFRS - Campus Porto Alegre
     

    Professora da Área de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais - IFRS

    Doutora em Ciências Biológicas - Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • Liliane Madruga Prestes, IFRS - Campus Porto Alegre

    Professora da área de Ciências Humanas - IFRS/POA

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional