A aprendência no contexto dos blogs educativos
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1496Resumo
No contexto de um tempo marcado pelas inter-relações entre a mente, o uso e resignificação da informação e o ciberespaço a educação é conduzida a empreender processos de ensino-aprendizagem cada vez mais condizentes com a fase histórica da sociedade em rede. Diante disso, esta pesquisa investigou o fenômeno da aprendência a partir dos blogs educativos no contexto do mundo vivido escolar. Essa investigação partiu da seguinte questão norteadora: como o fenômeno da aprendência manifesta-se a partir do uso de blogs educativos no contexto do ensino médio? Para responder à questão, adotou-se uma metodologia de classificação empírica, intermediada pela abordagem quantiqualitativa, assumindo dimensões exploratória e descritiva. Para a interpretação dos dados, fundamentou-se na análise do conteúdo, a partir do modelo misto de organização de categorias, definidas a priori (teoria) e readequadas no processo investigatório (empiria). Assim, podemos compreender que a inserção dos blogs educativos na prática pedagógica dos professores pode favorecer o processo de aprendência para além de sala da aula, desvelando que, no terreno educacional do ensino médio, as tecnologias digitais da comunicação e aprendizagem dualizam-se como enlaces do mundo sistêmico e do mundo vivido, concepções desenvolvidas a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas, assumindo perspectivas antagônicas na educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).