RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NEGRA: PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Autores

  • Zuleika Andradas Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i3.1451

Resumo

O presente artigo analisa o Projeto de Ação Pedagógica apresentado para Conclusão de Curso da Especialização em Educação para a Diversidade da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trata das relações étnico-raciais, especialmente a negra, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Ana Iris do Amaral, da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O artigo problematiza estas relações e investiga de que forma é possível trabalhar a temática na escola, envolvendo a comunidade escolar, com o objetivo de reafirmar a identidade afro-brasileira deles, positivar a autoimagem, elevando a autoestima, a partir da Educação para a Diversidade. Pretende-se reduzir os preconceitos, desnaturalizando o racismo sofrido pelos alunos de etnia negra. O trabalho baseou-se na observação realizada na escola, no Projeto de Ação Pedagógica construído, em pesquisa e em revisão bibliográfica. Algumas das considerações conclusivas são que a escola e seus professores devem propor ações afirmativas para o cumprimento da Lei nº 10.639/03 e a efetivação do reconhecimento da História e Cultura Brasileira e Africana no Currículo Escolar, concretizando o respeito às diferenças culturais e os diferentes saberes, visando diminuir atitudes discriminatórias aos pardos e negros.

Biografia do Autor

  • Zuleika Andradas Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Pós Graduação - Especialização em Educação para Diversidade - Faculdade de Educação - FACED UFRGS

    Especialização em Pedagogia do Espotrte pela UnB - Brasília.

    Licenciatura Plena em Educação Física - ESEF- UFRGS

    Graduanda Educação Especial - UAB/UFSM

    Profª de Educação Física da RME - SMED  de Porto Alegre - RS

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Artigos