AS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ANÁLISE DE UM CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE E UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i3.1401Resumo
Quando se comparam perfis dos discentes de um ensino técnico concomitante regular, apresentado por meio de um currículo segmentado, com o cotidiano de alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja, com um currículo integrado, faz-se necessário um questionamento: que ser humano nos cabe como docentes e como Instituição ajudarmos a construir, somente voltado para o mercado do trabalho, ou para a vida em sociedade e o mundo do trabalho como um todo. Diante disso, ressalta-se outra questão: de que forma as "arquiteturas pedagógicas" (organização do projeto de curso e do currículo) de um curso técnico concomitante e de um curso técnico integrado auxiliam no processo de ensino e aprendizagem dos alunos a partir das diretrizes contidas na legislação voltada para a Educação Profissional? Essa é a indagação principal do presente artigo, cujo objetivo tem como princípio analisar as diferentes arquiteturas pedagógicas de um curso técnico concomitante e de um curso integrado, a fim de verificar de que forma elas facilitam ou dificultam os processos de ensino e aprendizagem dos discentes a partir de suas realidades.
Palavras-chave: Arquiteturas pedagógicas, Curso técnico concomitante e integrado, Currículo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).