AS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ANÁLISE DE UM CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE E UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO

Autores

  • Tatiane Pellin Cislaghi Intituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i3.1401

Resumo

Quando se comparam perfis dos discentes de um ensino técnico concomitante regular, apresentado por meio de um currículo segmentado, com o cotidiano de alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja, com um currículo integrado, faz-se necessário um questionamento: que ser humano nos cabe como docentes e como Instituição ajudarmos a construir, somente voltado para o mercado do trabalho, ou para a vida em sociedade e o mundo do trabalho como um todo. Diante disso, ressalta-se outra questão: de que forma as "arquiteturas pedagógicas" (organização do projeto de curso e do currículo) de um curso técnico concomitante e de um curso técnico integrado auxiliam no processo de ensino e aprendizagem dos alunos a partir das diretrizes contidas na legislação voltada para a Educação Profissional? Essa é a indagação principal do presente artigo, cujo objetivo tem como princípio analisar as diferentes arquiteturas pedagógicas de um curso técnico concomitante e de um curso integrado, a fim de verificar de que forma elas facilitam ou dificultam os processos de ensino e aprendizagem dos discentes a partir de suas realidades.

Palavras-chave: Arquiteturas pedagógicas, Curso técnico concomitante e integrado, Currículo.

Biografia do Autor

  • Tatiane Pellin Cislaghi, Intituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
    Formação de professores. Área da educação.

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Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Artigos