Ensino Médio: desigualdades em escolas públicas do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v11i1.7228Resumo
O texto trata de pesquisa realizada com estudantes de distintos tipos de ensino médio (EM) de escolas públicas da esfera estadual e federal situadas no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Partindo de uma problematização acerca da desigualdade e da dualidade inerentes a essa etapa educacional em âmbito nacional, o artigo tem como objetivo buscar nexos entre o tipo de EM frequentado, a rede na qual se estuda e a condição de estudante trabalhador com as expectativas anunciadas por esses estudantes sobre o prosseguimento de estudos em nível superior. A pesquisa foi desenvolvida entre 2014 e 2017 (IFRN/PPGEP, 2018), orientando-se pelo materialismo histórico-dialético e se inscreve como exploratória, sob a abordagem qualitativa. Conclui-se, considerando-se o campo empírico da pesquisa e seu recorte temporal, que o EM Integrado aos Cursos Técnicos de Nível Médio, os quais são proporcionados a uma pequena parcela da população têm a capacidade de gerar maiores expectativas de acesso ao ensino superior do que o EM Propedêutico, oferecido em muito maior escala, reiterando a desigualdade e a dualidade nesta etapa educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).