As políticas neoliberais e o movimento transnacional para a formação de professores no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v11i1.7218Resumo
Referenciais neoliberais transnacionalizados de educação e de formação docente vêm sendo adotados por pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação. Documentos com orientações para a formação de professores da educação profissional e tecnológica convergentes com tais postulados são disseminados pela comunidade europeia. No Brasil, reações evidenciam a falta de consenso com respeito aos conteúdos dos diagnósticos e proposições neoliberais e também quanto ao próprio processo de transnacionalização de políticas educacionais. Elas produzem importantes repercussões na gestão do trabalho docente e na formação dos professores, reveladoras da existência de interesses contrapostos e de disputas políticas fundamentais. Organismos internacionais comparecem nesse cenário para defender, como a principal linha de intervenção para a solução dos problemas encontrados na educação, a formação docente na perspectiva da pedagogia das competências e da teoria do capital humano. Este artigo identifica documentos importantes para a discussão de tais temas e suas implicações para a gestão educacional democrática, as políticas de valorização docente e a materialização da educação de qualidade socialmente referenciada.
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