A contrarreforma do Ensino Médio: Os descaminhos de uma proposta para as juventudes
Os descaminhos de uma proposta para as juventudes
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v11i1.7145Resumo
Neste artigo analisamos os descaminhos da contrarreforma do novo ensino médio, efetivada a partir de uma medida provisória e alicerçada pelos ideais do neoliberalismo, trazendo à tona um ensino médio sob a égide de um capitalismo do empreendedorismo, do patrão de si mesmo, e da desregulamentação das leis trabalhistas. Resultado disso, o avanço do privado dentro do público e da desestruturação desta que é a última etapa da educação básica. A clivagem público-privada tomou proporções gigantescas, sendo que neste momento histórico do Brasil temos uma entrada desproporcional do privado se apropriando do público, por dentro das instituições estatais. O privado tomando decisões que deveriam ser públicas. Necessitamos de um ensino médio estruturado com acesso a produção de tecnologias de ponta como: robótica, computação, drones, área de automobilística, e aeronaves, e não foi o que aconteceu, temos um ensino médio desestruturado e precarizado. Uma formação integral para além de português e matemática, por último, não havia necessidade de uma reforma do ensino médio no Brasil, não sem escutar os protagonistas, os jovens, mas também professores e pesquisadores do tema. Defendemos a revogação desta contrarreforma.
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