Avaliação Educacional concepções de alunos, professores e gestão pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.35819/ahjp6z83Resumo
Esta pesquisa buscou analisar qualitativamente a conjuntura entre as percepções desses sujeitos sobre a avaliação e as questões educativas que a permeia, como os instrumentos avaliativos, formação docente nessa área e a retomada do que não foi aprendido. A coleta de dados se deu através da aplicação de três questionários abertos com os sujeitos, analisados à luz da perspectiva de Hoffmann, Luckesi e Perrenoud. Participaram da pesquisa 42 alunos, 8 professores e uma coordenadora escolar. Percebeu-se forte relação entre as percepções de avaliação para os pesquisados, que é vista, majoritariamente, como instrumento de mensuração da aprendizagem, ressaltando-se os dados quantitativos em detrimento dos qualitativos. De mais a mais, os resultados apontaram a necessidade de diversificar a prática avaliativa e explicitar aos estudantes as diversas formas que são avaliados, bem como a construção de uma nova imagem para a avaliação. Conclui-se com a necessidade de mudanças na Avaliação Educacional, visando melhores resultados de aprendizagem.
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