Organização e desenvolvimento curricular no Ensino Médio Integrado: fundamentos, desafios e possibilidades

Autores

  • Sandra Ligia Agnolin IFRS
  • Clarice Monteiro Escott Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v8i2.4910

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A temática envolve a organização e o desenvolvimento curricular no Ensino Médio Integrado (EMI). O texto apresenta resultados parciais da pesquisa, produzidos a partir da revisão bibliográfica, apoiada em autores referência na área da educação profissional e tecnológica, assim como pesquisa documental da legislação educacional e de documentos institucionais. Traz reflexões sobre a relação entre trabalho e educação, tendo em vista seus fundamentos ontológicos e históricos. Apresenta o contexto da educação profissional no Brasil e, também, desafios e possibilidades para pensar a organização e o desenvolvimento do currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Salienta-se a necessidade de avanço na discussão de como realizar a integração curricular no EMI e no fortalecimento dessa forma de oferta, pelo seu comprometimento com a formação integral dos sujeitos e com a perspectiva de transformação social.

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Publicado

2021-09-21