Organização e desenvolvimento curricular no Ensino Médio Integrado: fundamentos, desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v8i2.4910Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A temática envolve a organização e o desenvolvimento curricular no Ensino Médio Integrado (EMI). O texto apresenta resultados parciais da pesquisa, produzidos a partir da revisão bibliográfica, apoiada em autores referência na área da educação profissional e tecnológica, assim como pesquisa documental da legislação educacional e de documentos institucionais. Traz reflexões sobre a relação entre trabalho e educação, tendo em vista seus fundamentos ontológicos e históricos. Apresenta o contexto da educação profissional no Brasil e, também, desafios e possibilidades para pensar a organização e o desenvolvimento do currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Salienta-se a necessidade de avanço na discussão de como realizar a integração curricular no EMI e no fortalecimento dessa forma de oferta, pelo seu comprometimento com a formação integral dos sujeitos e com a perspectiva de transformação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).