[Re]construção da docência: análise das competências do professor na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v8i2.4899Resumo
O termo “competência” vem cada vez mais sendo empregado na área da educação. A partir desse fato surgiu a provocação de realizar um estudo com a finalidade de contribuir para as reflexões de mobilização de competências para a formação de professores na contemporaneidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar as competências para a atuação do professor na contemporaneidade e quais os papeis que o coordenador pedagógico assume frente a reconstrução dessas competências, relacionando-as com a prática de docentes no município de Alto Feliz (RS). Procura-se identificar quais as competências necessárias para a atividade docente a fim de aprimorar a formação desse profissional no cenário educacional atual. A metodologia empregada foi qualitativa, com enfoque exploratório, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados, analisados sob a ótica da análise de conteúdo, apontaram algumas similaridades com as concepções de competências e habilidades dos autores pesquisados, sobretudo com Perrenoud (2000) e Morin (2000) e com as ideias acerca de contemporaneidade propostas por Bauman (2013). Observou-se que as competências abordadas nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, nas formações continuadas e na prática diária refletem nas atividades docentes tanto das professoras quanto da coordenadora pedagógica pesquisadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).