Juventudes e mundo do trabalho: considerações acerca dessa relação

Autores

  • Marcos Emerim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão
  • Marcos Dias Mathies Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v8i2.4893

Resumo

Este estudo, recorte de pesquisa desenvolvida em um mestrado em educação profissional e tecnológica, estrutura-se com o tema de “juventudes e mundo do trabalho” e possui como problema de pesquisa: como ocorre o processo de constituição do sujeito jovem na sociedade contemporânea e que perspectivas/possibilidades existem para a sua formação e desenvolvimento profissional crítico no mundo do trabalho atual? Busca-se compreender os principais fatores que influenciam na constituição do sujeito jovem na sociedade contemporânea e as perspectivas/possibilidades que as juventudes atuais encontram para a sua formação e desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com dimensão exploratória que foi desenvolvida seguindo abordagem assentada numa perspectiva qualitativa e dialética. Contou com pesquisa bibliográfica realizada em obras já publicadas: livros, artigos e material disponibilizado na Internet de autores como Abramo, Leon e Freitas (2005), Antunes (2018), Dayrell (2003), Frigotto (1985), Gramsci (1977), Marx e Engels (1979), Ramos (2017), entre outros. Dentre os resultados, destaca-se a percepção de que as juventudes contemporâneas são múltiplas e diversas; bem como a compreensão de que o mundo do trabalho atual passa por importantes processos de transformação e apresenta-se de forma precária, incerta e instável, oferecendo desafios para a formação e o desenvolvimento profissional dos sujeitos jovens. Cenário esse diante do qual faz-se importante refletir, debater e propor alternativas como a perspectiva da Educação Politécnica e as possibilidades existentes da Educação Profissional e Tecnológica e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

Downloads

Publicado

2021-09-21