Inspeção de segurança aplicado à laboratórios de ensino e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i03.3014Resumo
Os laboratórios de ensino são ambientes destinados à realização de atividades práticas e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão. O presente teve como objetivo a elaboração e aplicação de uma inspeção de segurança em dois laboratórios de ensino técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. A metodologia do trabalho foi baseada na elaboração e aplicação de um roteiro de inspeção de segurança que foi fundamentado em normas nacionais relacionadas à biossegurança de laboratórios. A elaboração dos questionários levou em consideração a avaliação dos agentes de risco biológico, químico, físico, ergonômico e de acidentes. Para melhor interpretação dos dados foram elaborados histogramas de frequência. Nos resultados pôde-se constatar que, quando feita a comparação entre os resultados das inspeções de segurança entre os laboratórios, muitos quesitos obtiveram frequência similares, enquanto os quesitos EPI, equipamentos, manuseio e descarte de resíduos, armazenamento de produtos e materiais obtiveram percentuais de frequência totalmente diferentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).