Avaliação da aprendizagem de tópicos de astronomia para o ensino médio conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais

Autores

  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas.
  • Ademar Paulo Junior Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas.

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i1.2530

Resumo

O presente trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi a avaliação de tópicos de Astronomia para o Ensino Médio - EM, nas aulas destinadas às disciplinas de Física, Química e Matemática. O uso de situações do cotidiano estimula o interesse dos jovens na ciência e facilita o processo de ensino e aprendizagem, proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o ensino da Astronomia no EM. O ensino de tópicos relacionados à Astronomia tem por objetivo a formação de competências básicas para a construção do conhecimento relativo ao eixo temático “Terra e Universo”. Diversos artigos científicos apontam que esses conteúdos não são abordados em sala de aula e os estudantes estão concluindo o EM sem conhecimento de temas na área de Astronomia, obrigatórios de acordo com os PCN. Em virtude desta discrepância, este trabalho busca evidenciar a necessidade da introdução de tópicos de Astronomia no EM, utilizando uma abordagem interdisciplinar, em prol da redução das distorções entre o que é ensinado e a proposta dos PCN. Percebeu-se que muitos conceitos básicos de Astronomia não são abordados e apresentamos uma proposta para apresentação desses conteúdos de forma interdisciplinar.

Biografia do Autor

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas.

Ademar Paulo Junior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas.

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Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional