Avaliação da aprendizagem de tópicos de astronomia para o ensino médio conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais

Weimar Silva Castilho, Ademar Paulo Junior

Resumo


O presente trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi a avaliação de tópicos de Astronomia para o Ensino Médio, nas aulas destinadas às disciplinas de Física, Química e Matemática uma vez que, observou-se a carência destes conteúdos nos livros didáticos e em contrapartida despertam a curiosidade nos estudantes. Explorar situações do cotidiano que despertam a curiosidade das pessoas e levar isso para dentro da sala de aula, como ferramenta para a aquisição de conhecimento, é essencial para aproveitar o interesse dos jovens e assim facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Essa é uma proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, para o ensino da Astronomia no Ensino Médio. O ensino de tópicos relacionados à Astronomia tem por objetivo a formação de competências básicas para a construção do conhecimento, relativo ao eixo temático “Terra e Universo”. Entretanto, diversos artigos científicos apresentam que esses conteúdos não são abordados em sala de aula e é evidente que os estudantes estão concluindo o Ensino Médio, sem conhecimento de vários temas na área de Astronomia, que são obrigatórios de acordo com os PCN. Em virtude desta discrepância, este trabalho busca evidenciar a necessidade da introdução de tópicos de Astronomia, no Ensino Médio, através de uma abordagem interdisciplinar em prol da redução das distorções entre o que é ensinado e o que se deve ensinar.


Palavras-chave


Astronomia; Física; Interdisciplinaridade.

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