Medicina tradicional e Candomblé: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2414

Resumo

Este relato apresenta momentos vividos em sala de aula, na participação no II Fórum InterReligioso de Roraima e na visita a um terreiro de candomblé. O candomblé é harmonia, comunhão, tradição e culto aos orixás. Seus saberes e práticas de cura ocupam espaços na vida da população, sobretudo através do uso significativo das ervas. A saúde, nesse culto afro-brasileiro, tendo como base a mãe natureza, utiliza ervas medicinais em seus processos de cura. Os itinerários terapêuticos são os caminhos percorridos em busca do cuidado e da cura, em função do acesso ao serviço de saúde, recursos sociais, culturais, crenças, entre outros, dos quais muitas pessoas buscam seus próprios curandeiros, desejando uma visão holística envolvendo corpo, mente e espírito. Este relato tem como propósito contribuir para um maior entendimento da população sobre a prática do candomblé e sua relação com a medicina tradicional. A fundamentação teórica para a construção deste relato teve como base algumas referências para dar suporte às reflexões. Conclui-se que a medicina tradicional, através de seus membros, utiliza seus conhecimentos sobre as propriedades medicamentosas das plantas medicinais, atuando através de suas experiências e práticas no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças.

Biografia do Autor

Janimere Silva Soares, Professora efetiva do Instituto Federal de Roraima

Possui graduação em enfermagem pela Universidade de Pernambuco (1999). Especialista em Obstetrícia ( UFPE); Saúde da Família( FIOCRUZ) e Especialista em Linhas de Cuidado nas urgências/emergências pela UFSC. Mestre em Ciências da Saúde pela UFRR (2016). Professora efetiva de ensino 1º e 2º grau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Cícero de Almeida Filho Cardozo, Professor efetivo do Instituto Federal de Roraima

Possui graduação em TECNOLOGIA DA GESTÃO PÚBLICA pela Faculdade Atual da Amazônia (2007), especialização em Ciência Política pelo Instituto Ulisses Guimarães e em Gestão Hospitalar (2011). Professor do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Foi presidente da Comissão permanente de processos seletivos e vestibulares, foi Coordenador Geral do Pronatec Campus Boa Vista - Centro. Avaliador de processo de reconhecimento de saberes e competências (RSC) do MEC. Experiência na área da gestão pública, com ênfase em políticas públicas. Mestre do programa de mestrado e doutorado em educação, convênio UFJF/UFRR/IFRR.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional