Trajetória de carreira do egresso do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Farroupilha

Autores

  • Ana Josiane Franson Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS
  • Anelise D Arisbo IFRS
  • Bibiana Volkmer Martins UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2224

Resumo

Este artigo, de cunho teórico-empírico, objetiva compreender a trajetória de carreira dos egressos do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS campus Farroupilha, bem como os fatores que impactam suas trajetórias, a partir das categorias de família, trabalho e escola. Entendendo o mercado de trabalho como mais do que uma relação de oferta e demanda, mas um espaço também de lutas, busca-se trazer a carreira como trajetórias que podem ser diversas e que dependem de outras esferas da vida além do trabalho. De modo a atender ao objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo. O levantamento de dados foi feito por meio de entrevistas narrativas, sendo que o tratamento de dados se deu pela análise de narrativa, que permitiu a categorização a posteriori, com base nos estudos de Lahire (2014). Como resultado, destaca-se a importância do conhecimento e da formação como meio de legitimação para o progresso da carreira, bem como a extensão do uso dos conhecimentos de vida para a atuação profissional.

Biografia do Autor

Ana Josiane Franson, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS

Tecnóloga em Processos Gerenciais pelo IFRS, Câmpus Farroupilha.

Anelise D Arisbo, IFRS

Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Educação Profissionalizante para Jovens e Adultos (PROEJA), 2011, e bacharel em administração pela Universidade de Passo Fundo (2004). Cursando doutorado em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, linha Gestão de Pessoas. Atualmente é docente de Administração no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Farroupilha.

Bibiana Volkmer Martins, UFRGS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-EA/UFRGS), com período sanduíche na Université Paris-Dauphine (Paris-França). Mestre em Administração pelo mesmo Programa (2011); Especialista em Gestão Empresarial (2008) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Graduada em Publicidade e Propaganda (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional