Diálogos e reflexões éticas sobre DST’s, sexo, sexualidade e gênero no ensino médio: uma oficina didática calcada em temas transversais
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1597Resumo
Este é um relato reflexivo sobre uma oficina didática que aborda questões em voga na sociedade contemporânea relacionadas à sexualidade, sexo, gênero e DST’s nos âmbitos social, histórico, cultural, político, biológico e de saúde pública. Usou-se uma abordagem didática dialógica norteada pela ética e os temas transversais saúde, orientação sexual e pluralidade cultural. A ação foi realizada com alunos de Ensino Médio e organizada em dois momentos, iniciando numa palestra sobre DST’s seguida de uma dinâmica com uso de ferramenta pedagógica específica, fomentando questionamentos e debates entre os presentes, mediadas por desfechos éticos. Entende-se que ao articular debates pelo ponto de vista da ética, pode-se contribuir de forma significativa para a formação de cidadãos menos individualistas. Ressalta-se, também, questões sobre ética educacional no cotidiano de sala de aula e sua contribuição para o aprendizado do aluno através de atitudes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).