Diálogos e reflexões éticas sobre DST’s, sexo, sexualidade e gênero no ensino médio: uma oficina didática calcada em temas transversais

Autores

  • Josiane Ladelfo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Graciela Farias Bikoski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Percio Davies Schmitz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1597

Resumo

Este é um relato reflexivo sobre uma oficina didática que aborda questões em voga na sociedade contemporânea relacionadas à sexualidade, sexo, gênero e DST’s nos âmbitos social, histórico, cultural, político, biológico e de saúde pública. Usou-se uma abordagem didática dialógica norteada pela ética e os temas transversais saúde, orientação sexual e pluralidade cultural. A ação foi realizada com alunos de Ensino Médio e organizada em dois momentos, iniciando numa palestra sobre DST’s seguida de uma dinâmica com uso de ferramenta pedagógica específica, fomentando questionamentos e debates entre os presentes, mediadas por desfechos éticos. Entende-se que ao articular debates pelo ponto de vista da ética, pode-se contribuir de forma significativa para a formação de cidadãos menos individualistas. Ressalta-se, também, questões sobre ética educacional no cotidiano de sala de aula e sua contribuição para o aprendizado do aluno através de atitudes.

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional