A importância das técnicas e análises de DNA

Autores

  • Diego Hepp Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.
  • Juliana Schmitt de Nonohay Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1592

Resumo

O desenvolvimento da área da biologia molecular, ocorrida desde a primeira metade do último século, decorre do incremento de técnicas que permitem a obtenção, manipulação e análise do ácido desoxirribonucléico (DNA) de qualquer espécie e resultara em avanços importantes para o entendimento da genética dos organismos. As diversas aplicações destas técnicas levaram a inúmeros progressos na agricultura, na saúde humana e animal, na produção de alimentos e na genética forense. Neste sentido, estes temas são de grande interesse da sociedade, e abordá-los contribui para a divulgação da ciência, o estímulo do aprendizado científico e para o desenvolvimento tecnológico. O objetivo deste artigo é apresentar a estrutura e importância do DNA, os aspectos principais das técnicas empregadas na manipulação e análise do DNA e suas aplicações.

Biografia do Autor

Diego Hepp, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.

Biólogo, Doutor em Genética e Biologia Molecular UFRGS

Juliana Schmitt de Nonohay, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.

Bióloga, Doutora em Genética e Biologia Molecular UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional