Segurança e enfermagem: reflexões sobre o ensino da biossegurança nos cursos de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1524

Resumo

O ensino da biossegurança visa subsidiar o futuro profissional de saúde, em especial o de Enfermagem, para lidar com situações nas quais sua saúde pode ser posta em risco, além de prevenir a indução direta de risco aos sujeitos cuidados. Por essa razão, a temática vem preocupando consideravelmente docentes e pesquisadores, por envolver questões que perpassam a esfera da promoção e prevenção da saúde humana e do meio ambiente. O objetivo dessa pesquisa foi identificar, por meio da literatura científica nacional e internacional, evidências que propiciem repensar a inserção da biossegurança nos currículos da educação profissional técnica de nível médio e na graduação em Enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, ocorrida entre os meses de outubro e novembro de 2015. As publicações foram selecionadas a partir de busca sistemática em bases de dados SciELO e LILACS. Adotando-se os critérios de inclusão e exclusão, foram analisados três estudos que receberam tratamento descritivo e interpretativo. Os estudos analisados trazem importantes contribuições que certamente consubstanciarão nossas futuras intervenções curriculares e, desta forma, cumpriremos com nosso papel de proporcionar um itinerário formativo ajustado às transformações altamente demandantes para nossos profissionais da enfermagem.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Adão Schiavon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Núcleo de Ambiente, Saúde e Segurança

Ernani Coimbra Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Núcleo de Ambiente, Saúde e segurança

Isabella Cristina Moraes Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Núcleo de Ambiente, Saúde e Segurança

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional