A aprendência no contexto dos blogs educativos

Autores

  • Claudia Batista Silva Universidade Federal da Paraíba.
  • José Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1496

Resumo

No contexto de um tempo marcado pelas inter-relações entre a mente, o uso e resignificação da informação e o ciberespaço a educação é conduzida a empreender processos de ensino-aprendizagem cada vez mais condizentes com a fase histórica da sociedade em rede. Diante disso, esta pesquisa investigou o fenômeno da aprendência a partir dos blogs educativos no contexto do mundo vivido escolar. Essa investigação partiu da seguinte questão norteadora: como o fenômeno da aprendência manifesta-se a partir do uso de blogs educativos no contexto do ensino médio? Para responder à questão, adotou-se uma metodologia de classificação empírica, intermediada pela abordagem quantiqualitativa, assumindo dimensões exploratória e descritiva. Para a interpretação dos dados, fundamentou-se na análise do conteúdo, a partir do modelo misto de organização de categorias, definidas a priori (teoria) e readequadas no processo investigatório (empiria). Assim, podemos compreender que a inserção dos blogs educativos na prática pedagógica dos professores pode favorecer o processo de aprendência para além de sala da aula, desvelando que, no terreno educacional do ensino médio, as tecnologias digitais da comunicação e aprendizagem dualizam-se como enlaces do mundo sistêmico e do mundo vivido, concepções desenvolvidas a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas, assumindo perspectivas antagônicas na educação.

Biografia do Autor

  • Claudia Batista Silva, Universidade Federal da Paraíba.
    Coordenadora Pedagógica do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, escola vinculada à UFPB.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Artigos