Qual o lugar da criança negra na sociedade brasileira?

Autores

  • Liliam Teresa Martins Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1494

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o (não) lugar da criança negra na sociedade brasileira, com foco na legislação educacional e algumas pesquisas que investigam as instituições de educação infantil como espaços de construção de identidade racial de crianças negras. Esta construção identitária acontece em um processo de interação social entre o “eu” e o “outro” permeado por representações, negativas em relação ao negro, opostas a dos brancos, em uma sociedade racista que faz uso do discurso da democracia racial. A promulgação da lei federal nº 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino de cultura e história afro-brasileira e africana no currículo, em que esses temas que foram historicamente negligenciados pela escola devido à herança colonizadora, com sua visão eurocêntrica e branca. No entanto, essa mesma lei não explicita as creches e as pré-escolas, que constituem primeira etapa da educação básica, da obrigatoriedade da inserção da temática negra, fase em que o processo de construção de identidade racial se iniciou. Para este trabalho se dialogou com as poucas pesquisas que tratam da educação infantil e crianças
negras que evidenciam o lugar de inferioridade que a elas têm sido destinado nas instituições
de educação infantil. 

Biografia do Autor

  • Liliam Teresa Martins Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
    Pedagoga, mestre em Educação e  professora do Instituto Federal do Maranhão que atua nos cursos de formação de professores

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos