As planilhas eletrônicas e a matemática financeira: um espaço para aprender a aprender

Autores

  • Aline Silva Bona IFRS - campus Osório
  • Dário Ribeiro IFRS - Campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1483

Resumo

O trabalho aborda a importância de explorar o recurso de planilhas eletrônicas nas aulas de Matemática Financeira, pois estas, aliadas a problemas cotidianos, proporcionam aos estudantes um espaço para aprender a aprender, através de oficinas. Assim, o objetivo é refletir e exemplificar o potencial das planilhas em sala de aula. Este é um relato de experiência que ocorreu em 2015, no IFRS/Osório, com 60 estudantes do ensino subsequente e superior da área da Administração, através de um projeto de ensino que foi ministrado por um estudante de curso técnico em Informática. Um resultado do trabalho é que os estudantes aprenderam mais matemática do que era previsto na ementa das disciplinas e descobriram muitas potencialidades através das planilhas eletrônicas.

 

 

 

Biografia do Autor

  • Aline Silva Bona, IFRS - campus Osório
    Professora de Matemática da Escola Básica, Técnica e Superior.
  • Dário Ribeiro, IFRS - Campus Osório
    Aluno do ADS, Técnico de Informática

Downloads

Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Artigos