O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3294

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Jogo de Xadrez, Raciocínio Lógico

Resumo

No presente artigo, descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que objetivou utilizar o jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Do ponto de vista pedagógico, a proposta foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: tabuleiros, peças e relógios de xadrez, figuras geométricas, impressões de tabuleiros, apostilas e questionários para alunos e professores. A proposta promoveu interação entre educador e educandos e entre alunos com diferentes níveis de conhecimento. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização do xadrez como ferramenta de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Leandro Krummenauer, Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC (UNIFTEC), Novo Hamburgo, RS

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado em Ensino de Física pela mesma instituição e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Tecnologia (Ftec), unidade de Novo Hamburgo, onde leciona diferentes disciplinas para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Também é docente da rede Marista de Educação. Possui ampla experiência docente em disciplinas de Física e Estatística para diferentes cursos de graduação. É revisor de periódicos da área de Ensino de Ciências. Possui experiência nas áreas de Física Geral, contextualização no ensino de Física, Física aplicada às engenharias, Aprendizagem Significativa, Estatística Geral e utilização de Mapas Conceituais como instrumentos de avaliação.

Carlos Roberto Staub Junior, Colégio Sinodal Tiradentes (CST), Campo Bom, RS

Mestrando em Ensino de Física (UFRGS).

Referências

ALMEIDA, J. W. Q. O jogo de Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.

CANUTO, K. J.; QUEIROZ, D. J. S.; ONOFRE, E. G. O jogo de xadrez como alternativa para superação das dificuldades de socialização no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV, João Pessoa. Anais IV CONEDU. v. 1, 2017.

CARVALHO JUNIOR, F. Iniciação ao xadrez. 1. ed. São Paulo: Editora Summus, 1982.

PAIM, L. M. R. Contribuição do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais. 2010. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia-Licenciatura) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

PRÄSS, A. R. Teorias de Aprendizagem. ScriniaLibris.com. 2012. Disponível em: http://www.fisica.net/monografias/Teorias_de_Aprendizagem.pdf. Acesso em: 28 jul. 2018.

SPULDARO, A.; PASSOS, A. O jogo de xadrez na matemática: processo ensino-aprendizagem, reflexão e ação. In: Secretaria da Educação. Governo do estado do Paraná. O profesor PDE e os desafios da escola pública paranaense. v. 1, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unicentro_mat_artigo_arlete_spuldaro.pdf. Acesso em: 23 jul. 2018.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

KRUMMENAUER, W. L.; STAUB JUNIOR, C. R.; CUNHA, M. B. O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 2, p. 72–81, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i2id3294. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3294. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática