O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3294Keywords:
Ensino de Matemática, Jogo de Xadrez, Raciocínio LógicoAbstract
No presente artigo, descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que objetivou utilizar o jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Do ponto de vista pedagógico, a proposta foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: tabuleiros, peças e relógios de xadrez, figuras geométricas, impressões de tabuleiros, apostilas e questionários para alunos e professores. A proposta promoveu interação entre educador e educandos e entre alunos com diferentes níveis de conhecimento. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização do xadrez como ferramenta de aprendizagem.Downloads
References
ALMEIDA, J. W. Q. O jogo de Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
CANUTO, K. J.; QUEIROZ, D. J. S.; ONOFRE, E. G. O jogo de xadrez como alternativa para superação das dificuldades de socialização no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV, João Pessoa. Anais IV CONEDU. v. 1, 2017.
CARVALHO JUNIOR, F. Iniciação ao xadrez. 1. ed. São Paulo: Editora Summus, 1982.
PAIM, L. M. R. Contribuição do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais. 2010. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia-Licenciatura) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
PRÄSS, A. R. Teorias de Aprendizagem. ScriniaLibris.com. 2012. Disponível em: http://www.fisica.net/monografias/Teorias_de_Aprendizagem.pdf. Acesso em: 28 jul. 2018.
SPULDARO, A.; PASSOS, A. O jogo de xadrez na matemática: processo ensino-aprendizagem, reflexão e ação. In: Secretaria da Educação. Governo do estado do Paraná. O profesor PDE e os desafios da escola pública paranaense. v. 1, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unicentro_mat_artigo_arlete_spuldaro.pdf. Acesso em: 23 jul. 2018.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.