O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3294Palabras clave:
Ensino de Matemática, Jogo de Xadrez, Raciocínio LógicoResumen
No presente artigo, descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que objetivou utilizar o jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Do ponto de vista pedagógico, a proposta foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: tabuleiros, peças e relógios de xadrez, figuras geométricas, impressões de tabuleiros, apostilas e questionários para alunos e professores. A proposta promoveu interação entre educador e educandos e entre alunos com diferentes níveis de conhecimento. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização do xadrez como ferramenta de aprendizagem.Descargas
Citas
ALMEIDA, J. W. Q. O jogo de Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
CANUTO, K. J.; QUEIROZ, D. J. S.; ONOFRE, E. G. O jogo de xadrez como alternativa para superação das dificuldades de socialização no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV, João Pessoa. Anais IV CONEDU. v. 1, 2017.
CARVALHO JUNIOR, F. Iniciação ao xadrez. 1. ed. São Paulo: Editora Summus, 1982.
PAIM, L. M. R. Contribuição do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais. 2010. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia-Licenciatura) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
PRÄSS, A. R. Teorias de Aprendizagem. ScriniaLibris.com. 2012. Disponível em: http://www.fisica.net/monografias/Teorias_de_Aprendizagem.pdf. Acesso em: 28 jul. 2018.
SPULDARO, A.; PASSOS, A. O jogo de xadrez na matemática: processo ensino-aprendizagem, reflexão e ação. In: Secretaria da Educação. Governo do estado do Paraná. O profesor PDE e os desafios da escola pública paranaense. v. 1, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unicentro_mat_artigo_arlete_spuldaro.pdf. Acesso em: 23 jul. 2018.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.