O uso do GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino de funções inversas e logarítmicas

Autores

  • Murilo Carvalho Feitosa Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Pau dos Ferros, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1163-8838
  • Adelmo Artur de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE), Pau dos Ferros, RN, Brasil http://orcid.org/0000-0002-2119-1825
  • Bruno Fontes de Sousa Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), Pau dos Ferros, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1359-0065
  • Otávio Paulino Lavor Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), Pau dos Ferros, RN, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5237-3392

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3952

Palavras-chave:

GeoGebra Mobile, Ensino e Aprendizagem, Motivação

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de alguns conceitos enfrenta algumas dificuldades que podem estar associadas à motivação ou à interação. Como exemplo, tem-se as funções inversas e logarítmicas que possuem papel fundamental para a apropriação de conhecimentos do Cálculo Diferencial. Nesse sentido, esse trabalho investiga a apresentação desses conteúdos por meio do GeoGebra a alunos ingressantes em um curso de Ciência e Tecnologia. Na metodologia adotada, o conteúdo é apresentado paralelamente ao uso do GeoGebra para a visualização do comportamento das funções abordadas e cada discente, em seu smartphone, acompanha o que é ministrado utilizando o aplicativo. Durante a intervenção, foi possível perceber a interação e a motivação do público envolvido e as avaliações apontam para um bom desempenho, mostrando que as tecnologias podem ser aliadas ao processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Murilo Carvalho Feitosa, Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Pau dos Ferros, RN, Brasil

Formando no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA; Bolsista CNPQ através do projeto Estudo e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem.

Adelmo Artur de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE), Pau dos Ferros, RN, Brasil

Bacharel em Ciência e Tecnologia (UFERSA). Graduando Engenharia de Computação (UFERSA), com ênfase em Automação Industrial. Mestrando em Ensino, na linha de Ciências Exatas e Naturais (UERN). Pesquisador em Física Experimental Básica associada às Novas Tecnologias da Informação, e em Gamificação do Ensino de Física.

Bruno Fontes de Sousa, Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), Pau dos Ferros, RN, Brasil

Bacharel (2009) e Mestre (2011) em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrado na área de Geometria Diferencial. Atualmente é professor efetivo da UFERSA, Campus Pau dos Ferros, desde 06/2013. Além disso, está fazendo Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (DINTER), oferecido pela UNICAMP, em parceria com a UFERSA, na modalidade de ensino a distância.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), Pau dos Ferros, RN, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

FEITOSA, M. C.; AQUINO, A. A. de; SOUSA, B. F. de; LAVOR, O. P. O uso do GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino de funções inversas e logarítmicas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2003, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id3952. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3952. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática

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