A percepção dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública a respeito da aplicabilidade dos conhecimentos matemáticos nas profissões almejadas
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3486Palabras clave:
Matemática na Vida Profissional, Matemática no Ensino Médio, Intervenção MatemáticaResumen
É comum os professores de Matemática ouvirem dos alunos questionamentos sobre o motivo de estarem aprendendo e desenvolvendo determinado conteúdo, além de perguntarem sobre quando na vida irão utilizá-lo. As respostas a estes questionamentos, típicos da adolescência, os quais devem ser recebidos e respondidos com a devida atenção pelo educador, são definitivos para tomadas de decisão, pelo aluno, a respeito da escolha de sua futura profissão. Esta é uma abordagem considerada importante no conjunto de documentos que norteiam a educação a nível nacional. No entanto, em alguns momentos, o educador não dispõe do tempo necessário e aprofundamento suficiente do conteúdo para adentrar na grande diversidade de aplicações dos conhecimentos matemáticos em diferentes profissões. Nesse sentido, o presente trabalho visou: 1) realizar um levantamento a respeito dos possíveis cursos de graduação que um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola pública pretendia realizar, e reconhecer sua percepção sobre a utilização dos conhecimentos matemáticos no cotidiano das profissões dos cursos citados; 2) intervir com estes alunos, apresentando ao grupo as aplicações matemáticas específicas para os cursos pretendidos e 3) permitir que a turma avaliasse a intervenção no sentido de a mesma ter acrescentado conhecimentos novos sobre as profissões. Foi possível observar que, no grupo em questão, mais da metade da turma pretendia cursar uma graduação e, para a grande maioria, a intervenção foi positiva, trazendo novas informações a respeito da utilização dos conhecimentos matemáticos em diferentes profissões.
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