Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica

Autores

  • Paulo Jorge Magalhães Teixeira Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1533

Palavras-chave:

Ensino, Análise Combinatória, Probabilidade, Estatística, Educação Matemática

Resumo

Esse trabalho configura-se na perspectiva de trazer subsídios para discussões acerca de questões concernentes ao ensino de conteúdos do bloco "tratamento da informação”: análise combinatória, probabilidade e estatística, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tem o propósito de contribuir para a (re)significação da prática profissional docente em âmbito de Educação Básica, bem como incitar a reflexão na formação inicial de futuros professores de Matemática. Evidenciam-se questões relacionadas aos conhecimentos pedagógicos e de conteúdo, necessários ao professor, para desenvolver atividades com esses conteúdos, evidenciando as competências pertinentes para tal desenvolvimento. Por conta da limitação de espaço, questões de conteúdo e metodológicas relativas à probabilidade e estatística foram apresentadas, neste texto, com menor detalhamento. À luz de resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de conteúdos são apresentadas sugestões para a utilização de metodologia que contribui para o efetivo ensino de conceitos, significados, procedimentos e estratégias de resolução de problemas com o objetivo de oportunizar a ampliação do campo conceitual no que refere aos conhecimentos de conteúdo e conhecimentos pedagógicos de conteúdo. No que refere à prática de professores reflexivos valemo-nos das proposições de Zeichner (2003); da noção de competência: Perrenoud (1999); do conceito de desenvolvimento profissional: Ponte (1995), e quanto à metodologia optou-se por um trabalho próximo das ideias defendidas por Berehns (2006) e Pacheco (2002) e de conteúdos de probabilidade e estatística: Batanero (2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Educação Matemática pela UNIAN - Universidade Anhanguera de São Paulo, Professor Associado do Departamento de Análise do IME - Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade federal Fluminense.

Referências

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Universidad de Granada. Departamento de Didáctica de la Matemática, Grupo de Educación Estadística, 2001. Disponível em: http://dv.fosjc.unesp.br/ivan/downloads/Aulas%20em%20PDF*Didactica_Estadistica.pdf. Acesso em: 6 nov. 2016.

BATANERO, C. Los Retos de la Cultura Estadística. 2002. Disponível em: http://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/CULTURA.pdf. Acesso em: 6 nov. 2016.

BATANERO, C.; HENRY, M.; PARZYSZ, B. The nature of chance and probability. In: JONES, G. A. (Ed.). Exploring probability in school: challenges for teaching and learning. New York: Springer, 2005, p. 16-42.

BATANERO, C.; DÍAZ, C. Training school teachers to teach probability: reflections and challenges. Chilean Journal of Statistics, v. 3, n. 1, p. 3-13, 2012.

BEREHNS, M. A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

BOYER, C. B. História da Matemática. Trad. GOMIDE, Elza F. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1974.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: CC, dez. 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação. SAEB: ensino médio: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: SEB; Inep, 2008.

BRYANT, P.; NUNES, T. Children’s understanding of probability: a literature review. 2012. Disponível em: http://www.nuffieldfoundation.org/childrens-understanding-probability-intervention-study. Acesso em: 6 nov. 2016.

CAMPOS, T. M. M.; PIETROPAOLO, R. C. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar noções concernentes à probabilidade nos anos iniciais. In: BORBA, Rute; MONTEIRO, Carlos (Orgs.). Processos de ensino e aprendizagem em educação matemática, 1. Recife: UFPE, 2013, p. 55-61.

CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. dos S.; NAGAMINE, C. M. L.; VENDRAMINI, C. M. M.; SILVA, C. B.; SILVA, E. D.; HERNANDEZ, H.; OLIVEIRA, M. S.; UTSUMI, M. C.; MAGINA, S. M. P.; KATAOKA, V. Y. Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Orgs.). Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

COBB, P.; CONFREY, J.; diSESSA, A.; LEHRER, R.; SCHAUBLE, L. Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9-13, jan./fev. 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

GAL, I. Towards 'probability literacy' for all citizens. In: Jones, G. A. (Ed.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning. USA: Springer, 2005. p. 39- 63.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. BUENO, Daniel. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KAMII, C.; JOSEPH, Linda L. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética. Séries iniciais. Implicações da Teoria de Piaget. Trad. FIGUEIRA, V. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.

KATAOKA, V. Y.; SOUZA, A. A.; OLIVERIA, A. C. S.; FERNANDES, F. M. O.; PARANAÍBA, P. F.; OLIVEIRA, M. S. Probability teaching in brazilian basic education: evaluation and intervention. Anais do ICME 11, 2008 – Topic Study Group 13: Research and development in the teaching and learning of probability: Monterrey, México, 2008. Disponível em: http://www.academia.edu/6570642/Probability_Teaching_in_Brazilian_Basic_Education_Evaluation_and_Intervention. Acesso em: 6 nov. 2016.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PACHECO, J. A. Área de projecto: uma componente curricular não-disciplinar. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP& A, 2002. p. 177-200.

PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999b.

PIAGET, J.; INHLDER, B. La génèse de Iídée d’hasard chez l’efant. Paris: Presses Universitaire de France, 1951.

PIETROPAOLO, R. C.; CAMPOS, T. M.; FELISBERTO de CARVALHO, J. I.; TEIXEIRA, P. J. M. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar noções concernentes à probabilidade nos anos iniciais. In: SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DA CAPES, 4, 2013. Anais do IV Seminário do Observatório de Educação. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf. p. 146. Acesso em: 6 nov. 2106.

PONTE, J. P. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de matemática. In: PONTE, J. P.; MONTEIRO, M. Maia; SERRAZINA, L.; LOUREIRO, C. (Eds.). Desenvolvimento profissional de professores de matemática: Que formação? 1. ed. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciência e Educação, 1995. p. 193-211.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a Questão Da Democracia. Coleção perspectivas em educação matemática. Campinas: Papirus, 2001.

TEIXEIRA, P. J. M. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Matemática para a exploração de problemas de contagem no Ensino Fundamental. 2012. 424 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.

______. Professores de Matemática e problemas de contagem no Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM. Curitiba: PUC-PR, 2013a. p. 132-138.

______. Os Blocos Lógicos e o desenvolvimento do raciocínio combinatório. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM. Curitiba: PUC-PR, 2013b. p. 165-172.

______. O que você sabe sobre médias? Revista CÁLCULO: Matemática para todos, São Paulo, v. 35, ano 3, p. 46-51, dez. 2013c.

______. Resolvendo problemas de análise combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.

______. Práticas acerca do raciocínio combinatório no Ensino Fundamental. 1. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2015a.

______. Ensino de análise combinatória na Educação Básica: uma trajetória. 1. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2015b.

______. Resolvendo problemas de análise combinatória nos anos finais do Ensino Fundamental. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016. No prelo.

ZEICHNER, K. M. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA, Raquel L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, p. 35-55, 2003.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

TEIXEIRA, P. J. M. Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 72–91, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1533. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática