Interpretação combinatória para uma identidade envolvendo sobrepartições em partes = l (mod i)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3856

Palabras clave:

Partições de Inteiros, Sobrepartições de Inteiros, Funções Geradoras, Matrizes, Interpretações Combinatórias

Resumen

No presente artigo fornecemos uma interpretação combinatória para uma identidade envolvendo q-séries hipergeométricas em termos de matrizes. Esta perfaz uma identidade que pode ser interpretada como uma função geradora para o número de sobrepartições de um inteiro n cujas partes são congruentes a l módulo i. Faremos uso do conhecido método de Santos, descrito em Santos, Mondek e Ribeiro (2011), que interpreta coeficientes de q-séries como o número de certas matrizes, em que suas entradas respeitam algumas regras de vizinhanças.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mateus Alegri, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Departamento de Matemática (DMAI), Itabaiana, SE, Brasil

    Possui graduação em bacharelado em matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor efetivo, associado II, da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: combinatória, teoria aditiva dos números, ensino e aprendizagem, funções geradoras e funções especiais.

Publicado

2020-06-29

Número

Sección

Matemática Pura e/ou Aplicada

Cómo citar

ALEGRI, Mateus. Interpretação combinatória para uma identidade envolvendo sobrepartições em partes = l (mod i). REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 6, n. 1, p. 1–11, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i1id3856. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3856.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 292

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a